Escritores de Livro I + J

I

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Irving John Winslow

o hotel new Hampshire

biografia:  John Winslow Irving, *1942 nascido como John Wallace Blunt Jr., é um romancista estadunidense, autor de best-sellers e vencedor do Óscar como roteirista. Irving foi aclamado depois do sucesso internacional de The Word According to Garp, em 1978. Todos os romances de Irving, como The Cider House Rules e O filho de Deus vai pra guerra, tornaram-se beste-sellers e muitos foram adaptados para o cinema.

Infante  Guillermo Cabrera

a ninfa inconstante

biografia: Guillermo Cabrera Infante *1929, em Gibara, Cuba, e  †2005, em Londres, Inglaterra, Escritor de origem cubana. Filho de pais directamente ligados à política - fundadores, em Gibera, do Partido Comunista - desde cedo se viu confrontado com um forte ambiente de consciência política. Motivado pela profissão dos pais, Cabrera Infante viu-se forçado a mudar para Havana em 1941. Em 1959 Cabrera Infante era já bastante conhecido pelas fantásticas críticas de cinema que publicava na revista Carteles e por alguns textos e contos que publicava em revistas como Ciclón. Mas foi, indubitavelmente, em 1964 que ganhou notoriedade ao publicar a sua "obra-prima" Tres Tristes Tigres, publicada depois em Espanha, pela Editora Seix Barral, em 1967 (sendo esta a edição mais conhecida e mais referida).

J

Jia Mai

Cifra

biografia: Mai Jia, que passou vários anos nos serviços de inteligência chineses, é um dos autores mais influentes da China. Publicou quatro romances, três dos quais deram origem a séries televisivas e a filmes. Jia foi galardoado com os grandes prémios literários do seu país – entre eles a mais alta distinção nesta área: o Prémio Mao Dun para a Literatura.

Jonasson Jonas

o centenário que fugiu pela janela

biografia: Jonas Jonasson * 1962 na Suécia. Trabalhou como jornalista, assessor de imprensa e produtor de televisão. Está atualmente a preparar o seu segundo romance.

Júnior B Guerra Conde

a senhora Nhu

biografia:  B. Guerra Conde Júnior *Portalegre, 1910/Pombal, 1968, Funcionário da Fundação Calouste Gulbenkian nas bibliotecas de divulgação de cultura popular, Bartolomeu da Guerra Conde Júnior frequentou, durante a sua juventude, o colégio de La Guardia e conviveu com alguns fundadores do Nacional-Sindicalismo, tais como António Pedro, António Tinoco e Amaral Pyrrait. Publicou duas «folhas» de propaganda nacional-sindicalista em Portalegre: «Ideais Sagrados» e «Propaganda e Defesa». Em 1926 publicou uma série de artigos sobre aeronáutica em «A Rabeca». Em 1956 começou a colaborar nos Serviços de Imprensa do Secretariado Nacional da Informação, trabalhando também para o Ministério de Informação e Turismo de Espanha. Autor de uma vasta bibliografia, cultivando em especial a literatura infantil e juvenil, que integra mais de 30 títulos, obteve o Prémio Conde de Sabugosa com o romance «O Grande Amor da Princesa Santa Joana». Destacam-se também, entre os livros que publicou, a peça de teatro «A Outra Face da Vida», os romance «As Portas da Felicidade» e «Mestre Gil Fabricante de Sonhos» e a novela de viagens «Maravilhosas Aventuras no Mundo Hispânico».